quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Atividades realizadas pelo 4º ano A com a Professora Emanoeli

NAS ASAS DA IMAGINAÇÃO
Ler e escrever são duas aprendizagens essenciais.  Entretanto, devem ser trabalhadas de uma maneira, a qual desperte interesse, usar estratégias para que o aluno possa compreender, se envolver e conscientizá-lo que lemos em nosso cotidiano de acordo com nossos objetivos, (para nos informar, para nos divertir, para pesquisarmos, etc.). Nesse caso, é importante usar essas habilidades de modo que o divirta, promovendo o convívio com os livros de diferentes gêneros.  Já que o mundo está voltado de tecnologia, é necessário resgatá-lo e fazê-lo vivenciar grandes momentos de leitura e escrita. Proporcionando aproximação do aluno com os livros de uma maneira, que  leve-o a se desconectar do mundo atual e o faça viajar no mundo imaginário.
Chapeuzinho Vermelho, Chapeuzinho Amarelo,
 Chapeuzinhos Coloridos
             Os alunos do 4° Ano trabalharam com o Clássico Chapeuzinho Vermelho e a readaptação Chapeuzinho Amarelo. Foram trabalhados a questão de: estrutura de texto, pontuação, sequência lógica, interpretação textual, oralidade( teatro), estimulando o desenvolvimento de funções cognitivas importantes para o pensamento.
            O clássico da Chapeuzinho Vermelho é um clássico da literatura infantil  muito conhecida, mas que pode ser trabalhada de diversas maneiras. Sendo assim, os alunos conheceram as histórias da Chapeuzinho Amarelo e Chapeuzinhos Coloridos ,as quais  tiveram oportunidade de fazer suas readaptações.
           Os alunos foram divididos em grupos, cada grupo recebeu os dois textos embaralhados (xérox colorido),  em seguida  montariam as histórias.(sequência lógica de texto).
          Para a correção dos textos,  foi passado vídeo das duas histórias, deveriam ficar atentos , pois após assistir, o grupo deveria corrigir e quem corrigisse mais rápido ganharia a prova.
              Os grupos receberam questões de interpretação dos dois textos, (diferença e semelhança das obras).
              Contação de história: Chapeuzinhos Coloridos.
           Atividade em dupla: Cada dupla deveria escolher uma cor e fazer uma readaptação e apresentar com fantoches.
         Confecção da CASA DOS FANTOCHES.
          Apresentação de fantoches.
          Filme: A Garota da Capa Vermelha.
          Digitação das histórias.

          Confecção de Coletânea de textos.






































Um comentário:

Unknown disse...



Parabéns Professora por este trabalho com os alunos incentivando a criatividade dos alunos e despertando o interesse pela leitura, pois a Maria Alice ficou bem entusiasmada com esta atividade.Mãe da Maria , Fernanda.