NAS ASAS DA
IMAGINAÇÃO
Ler e escrever são
duas aprendizagens essenciais.
Entretanto, devem ser trabalhadas de uma maneira, a qual desperte
interesse, usar estratégias para que o aluno possa compreender, se envolver e
conscientizá-lo que lemos em nosso cotidiano de acordo com nossos objetivos,
(para nos informar, para nos divertir, para pesquisarmos, etc.). Nesse caso, é
importante usar essas habilidades de modo que o divirta, promovendo o convívio
com os livros de diferentes gêneros. Já
que o mundo está voltado de tecnologia, é necessário resgatá-lo e fazê-lo
vivenciar grandes momentos de leitura e escrita. Proporcionando aproximação do
aluno com os livros de uma maneira, que
leve-o a se desconectar do mundo atual e o faça viajar no mundo
imaginário.
Chapeuzinho Vermelho, Chapeuzinho Amarelo,
Chapeuzinhos Coloridos
Os alunos do 4° Ano trabalharam
com o Clássico Chapeuzinho Vermelho e a readaptação Chapeuzinho Amarelo. Foram
trabalhados a questão de: estrutura de texto, pontuação, sequência lógica,
interpretação textual, oralidade( teatro), estimulando o desenvolvimento de funções cognitivas importantes para o pensamento.
O clássico da Chapeuzinho Vermelho é um clássico da literatura infantil muito conhecida, mas que pode ser trabalhada
de diversas maneiras. Sendo assim, os alunos conheceram as histórias da
Chapeuzinho Amarelo e Chapeuzinhos Coloridos ,as quais tiveram oportunidade de fazer suas
readaptações.
Os alunos foram divididos
em grupos, cada grupo recebeu os dois textos embaralhados (xérox
colorido), em seguida montariam as histórias.(sequência lógica de
texto).
Para a correção dos
textos, foi passado vídeo das duas
histórias, deveriam ficar atentos , pois após assistir, o grupo deveria
corrigir e quem corrigisse mais rápido ganharia a prova.
Os grupos receberam
questões de interpretação dos dois textos, (diferença e semelhança das obras).
Contação de história:
Chapeuzinhos Coloridos.
Atividade em dupla:
Cada dupla deveria escolher uma cor e fazer uma readaptação e apresentar com
fantoches.
Confecção da CASA
DOS FANTOCHES.
Apresentação de
fantoches.
Digitação das histórias.
Confecção de Coletânea
de textos.
Um comentário:
Parabéns Professora por este trabalho com os alunos incentivando a criatividade dos alunos e despertando o interesse pela leitura, pois a Maria Alice ficou bem entusiasmada com esta atividade.Mãe da Maria , Fernanda.
Postar um comentário